quinta-feira, 13 de setembro de 2007

AS CALÇADAS SÃO DE QUEM????

Pergunto: de quem é a responsabilidade em manter as calçadas da cidade? Quando a gente compra um lote, faz uma casa ou deixa encher de mato, a gente se compromete em manter as calçadas "andáveis"? Ou esse é um compromisso da Prefeitura?
Sem sarcasmo ou ironia, essa é realmente uma dúvida minha... Todo o trajeto de casa até o trabalho eu faço à pé. Ok... Não ando tanto; mas são uns 900 metros sem saber se ando na calçada ou no meio da rua...
Isso, porque minha única dificuldade se chama SALTO!!!!! Mas hoje eu pensei um pouco (e isso é raro!): e quem depende de uma cadeira de rodas? Ou usa muletas? Ou precisa sair com um filho no carrinho, enquanto um está no colo e outro pendurado na beirada da calça???
Não é à toa que o assunto está em destaque ultimamente:
A-C-E-S-S-I-B-I-L-I-D-A-D-E!!!
Quem aqui não conhece um cadeirante? Ou alguém que precisa de muletas? Ou uma mãe como descrevi acima? Ou um deficiente visual que precisa de ajuda para se movimentar pelo relevo montanhoso de nossas calçadas?
E, enquanto isso, nós entramos no nosso carrinho, e reclamamos à beça quando tem alguém no meio da rua: "PQP!!!!! Não tem outro lugar pra andar, não????" - e eu respondo: NÃO!!!!! Porque não é possível andar nessas calçadas cheias de buracos, degraus, recortes e afins...
Agora, mais uma dúvida: de quem cobrar isso? Vou bater de casa em casa e explicar toda essa ladainha?


P.S.1: Não... realmente eu não parei para revisar esse tópico... O que foi dando na cabeça, eu escrevi...
P.S.2: Sim, eu estou p*ta!!!! Quase quebrei meu salto e fui trabalhar no popular "tá raso, tá fundo" por causa de um buraco... Foi aí que eu lembrei de quem realmente precisa! Eu, pelo menos, posso optar por um sapato sem salto e não sofrer tanto...

3 comentários:

Michelle Caliman disse...

Kd o orçamento participativo desta cidade?

Luciana disse...

ahuahauhauahuahauahu....

Acho que deve estar em alguma conta nas ilhas "Caliman"...

naomi . disse...

até ondeu saiba, algumas cidades têm uma regulamentação para as calçadas, mas a responsabilidade de fazer e manter é do proprietário do imóvel [a prefeitura tem que cuidar só das calçadas dos prédios e praças públicas].

adorei o tópico e o blog!